Boletim Novas Aquisições
V. 14, N. 2, Agosto 2021
A Ordenação de documentos na biblioteca escolar
Online
CARVALHO, Matheus Aguiar de. A Ordenação de documentos na biblioteca escolar. Orientadora: Cristina Dotta Ortega. 2020. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/36952>. Acesso em: 5 ago. 2021.
Iniciação científica na graduação: análise simbólica das interações infocomunicacionais na perspectiva da construção de conhecimento
Online
FERNANDES, Erika Campos Martins. Iniciação científica na graduação: análise simbólica das interações infocomunicacionais na perspectiva da construção de conhecimento. Orientador: Cláudio Paixão Anastácio de Paula. Coorientadora: Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo. 2020. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/35600>. Acesso em: 4 ago. 2021.
Biografia, informação e memória: um estudo a partir da autobiografia de Edson Nery da Fonseca
Online
GONÇALVES, Rita de Cássia. Biografia, informação e memória: um estudo a partir da autobiografia de Edson Nery da Fonseca. Orientador: Fabrício José Nascimento da Silveira. 2020. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/36606>. Acesso em: 4 ago. 2021.
A classificação facetada no Brasil: análise da produção científica
Online
JESUS, Miriam Cândida de. A classificação facetada no Brasil: análise da produção científica. Orientadora: Célia da Consolação Dias. 2020. 162 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/35649>. Acesso em: 4 ago. 2021.
Práticas arquivísticas em autarquias de fiscalização profissional: pré-diagnóstico dos Conselhos Federais
Online
LEÃO, Meissane Andressa da Costa. Práticas arquivísticas em autarquias de fiscalização profissional: pré-diagnóstico dos Conselhos Federais. Orientadora: Cintia Aparecida Chagas Arreguy. 2021. 241 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/35830>. Acesso em: 4 ago. 2021.
Um estudo de caso sobre aquisição do conhecimento em ontologias: validação de conhecimento especializado a partir de linguagens naturais controladas
Online
MODESTO, Murillo Lima. Um estudo de caso sobre aquisição do conhecimento em ontologias: validação de conhecimento especializado a partir de linguagens naturais controladas. Orientador: Maurício Barcellos Almeida. 2021. 117 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Escola de Ciência da Informação. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/36662>. Acesso em: 4 ago. 2021.
Os recursos de tecnologia assistiva nas bibliotecas universitárias federais brasileiras: uma abordagem para as pessoas com deficiências visuais
Online
PINHEIRO, Alejandro de Campos. Os recursos de tecnologia assistiva nas bibliotecas universitárias federais brasileiras: uma abordagem para as pessoas com deficiências visuais. Orientadora: Maria Guiomar da Cunha Frota. 2021. 189 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/35700>. Acesso em: 4 ago. 2021.
Releituras teóricas e metodológicas da lógica tradicional aristotélica na prática de classificação da BCI: um exemplo de conversão de um modelo epistemológico para um modelo ontológico, aplicado na classe agricultura da CDU
Online
PONTES, Tereza Cristina Fernandes. Releituras teóricas e metodológicas da lógica tradicional aristotélica na prática de classificação da BCI: um exemplo de conversão de um modelo epistemológico para um modelo ontológico, aplicado na classe agricultura da CDU. Orientadora: Gercina Ângela de Lima. 2020. 187 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/36546>. Acesso em: 5 ago. 2021.
Contribuições metodológicas para criação de bibliotecas digitais de livros raros: aplicação na coleção Brasiliana da UFMG
Online
RIBEIRO, Júlia Rocha. Contribuições metodológicas para criação de bibliotecas digitais de livros raros: aplicação na coleção Brasiliana da UFMG. Orientadora: Renata Maria Abrantes Baracho. 2021. 128 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/36609>. Acesso em: 4 ago. 2021.
Integração semântica de dados tabulares em CSV: proposta de arcabouço comparativo de ferramentas
Online
ROCHA, Rafael. Integração semântica de dados tabulares em CSV: proposta de arcabouço comparativo de ferramentas. Orientador: Marcello Peixoto Bax. 2021. 63 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021 Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/36618>. Acesso em: 5 ago. 2021.
Método automatizado para análise do autoarquivamento na ciência da informação: ELIScript
Online
SANTOS, Sarah Rúbia de Oliveira. Método automatizado para análise do autoarquivamento na ciência da informação: ELIScript. Orientadora: Dalgiza Andrade Oliveira. 2021. 187 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/36664>. Acesso em: 6 jul. 2021.
Organização da informação: um modelo semiautomático de classificação de atrações em perfis turísticos usando aprendizado de máquina
Online
MAGALHÃES, Amarildo Martins de. Organização da informação: um modelo semiautomático de classificação de atrações em perfis turísticos usando aprendizado de máquina. Orientadora: Renata Maria Abrantes Baracho. 2021. 178 f. Tese (Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/35823>. Acesso em: 5 ago. 2021.
Mediações culturais em museus, no contexto da economia criativa, com o uso de tecnologias digitais
Online
MOTTA, Fernanda Miranda de Vasconcellos. Mediações culturais em museus, no contexto da economia criativa, com o uso de tecnologias digitais. Orientadora: Catia Rodrigues Barbosa. 2021. 192 f. Tese (Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/36467>. Acesso em: 12 jun. 2021.
A genealogia acadêmica da ciência da informação brasileira: análise dos currículos dos pesquisadores/docentes
Online
OLIVEIRA, Carlos Alexandre de. A genealogia acadêmica da ciência da informação brasileira: análise dos currículos dos pesquisadores/docentes. Orientadora: Marlene de Oliveira. 2021. 170 f. Tese (Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/36604>. Acesso em: 5 jul. 2021.
Informação simbólica, representações sociais e identidade: confronto de sentidos nas narrativas que (in)formam as mulheres de Noiva de Cordeiro
Online
PERDIGÃO, Juliana Andrade. Informação simbólica, representações sociais e identidade: confronto de sentidos nas narrativas que (in)formam as mulheres de Noiva de Cordeiro. Orientador: Fabrício José Nascimento da Silveira. 2021. 237 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/35969>. Acesso em: 5 ago. 2021.
Práticas de compartilhamento do conhecimento na pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação: uma leitura a partir da Teoria Fundamentada nos Dados e da Abordagem Clínica da Informação
Online
SÁ, Rosilene Moreira Coelho de. Práticas de compartilhamento do conhecimento na pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação: uma leitura a partir da Teoria Fundamentada nos Dados e da Abordagem Clínica da Informação. Orientador: Cláudio Paixão Anastácio de Paula. 2021. 184 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/36760>. Acesso em: 30 jul. 2021.
As Práticas informacionais na produção científica dos pesquisadores na pós-graduação
Online
SILVA, Maíra Prado da. As Práticas informacionais na produção científica dos pesquisadores na pós-graduação. Orientador: Carlos Alberto Ávila Araújo. 2020. 187 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/35672>. Acesso em: 5 ago. 2021.
DRIF: notação para representação diagramática de fluxo de informação e comportamento informacional em processos organizacionais
Online
RUAS, Wilimar Junio. DRIF: notação para representação diagramática de fluxo de informação e comportamento informacional em processos organizacionais. Orientador: Marcello Peixoto Bax. 2020. 223 f. Tese (Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/36545>. Acesso em: 5 ago. 2021.