Bibliotecári@s negr@s: pesquisas e experiências de aplicação da lei 10.639/2003 na formação bibliotecária e nas bibliotecas
E-book
SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da (org.). Bibliotecári@s negr@s: pesquisas e experiências de aplicação da lei 10.639/2003 na formação bibliotecária e nas bibliotecas. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2020. E-book. Disponível em: <http://biblio.eci.ufmg.br/ebooks/2021010002.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2021.
O protagonismo da mulher na biblioteconomia e ciência da informação: celebrando a contribuição intelectual e profissional de mulheres latino-americanas
E-book
SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; ROMEIRO, Nathália Lima (org.). O protagonismo da mulher na biblioteconomia e ciência da informação: celebrando a contribuição intelectual e profissional de mulheres latino-americanas. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2020. E-book. Disponível em: <http://biblio.eci.ufmg.br/ebooks/2021010001.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2021.
O perfil das novas competências na atuação bibliotecária
E-book
SILVA, Fabiano Couto Corrêa da (org.). O perfil das novas competências na atuação bibliotecária. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2020. E-book. Disponível em: <http://biblio.eci.ufmg.br/ebooks/2021010003.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2021.
Atuação dos profissionais da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia em época de pandemia
E-book
SPUDEIT, Daniela; SOUZA, Claudia Barbosa dos Santos de (org.). Atuação dos profissionais da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia em época de pandemia. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2020. E-book. Disponível em: <http://biblio.eci.ufmg.br/ebooks/2021010004.pdf>. Acesso em: 29 jan. 2021.
Metodologia para a identificação e seleção de termos de assunto a partir do FRSAD: fundo Câmara Municipal de São João Del-Rei (1715-1930)
Online
OLIVEIRA, Rosy Mara. Metodologia para a identificação e seleção de termos de assunto a partir do FRSAD: fundo Câmara Municipal de São João Del-Rei (1715-1930). Orientadora: Cíntia de Azevedo Lourenço. 2020. 185 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/34459>. Acesso em: 3 dez. 2020.
Repositórios de dados científicos na América do Sul: uma análise da conformidade com os princípios FAIR
Online
RODRIGUES, Marcello Mundim. Repositórios de dados científicos na América do Sul: uma análise da conformidade com os princípios FAIR. Orientadora: Cíntia de Azevedo Lourenço. Coorientador: Guilherme Ataíde Dias. 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/34774>. Acesso em: 19 jan. 2021.
Sujeitos da educação de jovens e adultos da UFMG e o acesso à informação no mundo digital e na prática cotidiana: desafios
Online
AVELAR, Eliane Apolinário Vieira. Sujeitos da educação de jovens e adultos da UFMG e o acesso à informação no mundo digital e na prática cotidiana: desafios. Orientadora: Alcenir Soares dos Reis. 2020. 182 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/34857>. Acesso em: 26 jan. 2021.
A expansão de queries sobre terminologias biomédicas: uma comparação de artefatos de representação do conhecimento para recuperação de informações
Online
FELIPE, Eduardo Ribeiro. A expansão de queries sobre terminologias biomédicas: uma comparação de artefatos de representação do conhecimento para recuperação de informações. Orientador: Maurício Barcellos Almeida. 2020. 166 f. Tese (Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/34313>. Acesso em: 29 out. 2020.
Metodologia de revisão e atualização de tesauros aplicada ao tesauro de contas de Minas Gerais: abordagem da pesquisa-ação
Online
FERREIRA, Ana Carolina. Metodologia de revisão e atualização de tesauros aplicada ao tesauro de contas de Minas Gerais: abordagem da pesquisa-ação. Orientadora: Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan. 2020. 433 f. Tese (Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/34850>. Acesso em: 25 jan. 2021.
Produção de conhecimento em um ecossistema de inovação: o caso do Estado de Minas Gerais
Online
PEIXOTO, Leticia de Castro. Produção de conhecimento em um ecossistema de inovação: o caso do Estado de Minas Gerais. Orientador: Ricardo Rodrigues Barbosa. Coorientadora: Adriana Ferreira de Faria. 2020. 147 f. Tese (Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/34461>. Acesso em: 4 dez. 2020.
Government institutions and their documents: an ontological approach
Online
PINTO, Jaime Andrade. Government institutions and their documents: an ontological approach. Orientador: Maurício Barcellos Almeida. 2020. 103 f. Tese (Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/34427>. Acesso em: 2 dez. 2020.
Preservação digital em instituições de ensino superior: instrumentos para oficialização e operacionalização da preservação de documentos arquivísticos digitais
Online
SOUZA, Luciana Gonçalves Silva. Preservação digital em instituições de ensino superior: instrumentos para oficialização e operacionalização da preservação de documentos arquivísticos digitais. 2020. Tese (Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/34550>. Acesso em: 19 jan. 2021. (Tipo de acesso: acesso restrito)