Fundada em 1950, quando foi criado o Curso de Biblioteconomia promovido pela secretaria de Educação de Minas Gerais em convênio com o Instituto Nacional do Livro (INL), que mais tarde deu origem à Escola de Biblioteconomia da UFMG, atual Escola de Ciência da Informação.
Em 27 de maio de 1980 passou a ser denominada Biblioteca Profª Etelvina Lima em homenagem à professora e também fundadora do curso de Biblioteconomia.
Sua peculiaridade é servir também de biblioteca-laboratório, espaço vivo para “pesquisa de campo” na área de ciência da informação e em áreas do conhecimento relacionadas.
Faz parte do Sistema de Bibliotecas da UFMG e é especializada nas áreas de biblioteconomia e documentação, ciência da informação, arquivologia e museologia. Oferece a comunidade universitária serviços e produtos necessários ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão.
Fotografia: Etelvina Lima
Fonte: ALVARENGA, Lidia. Festschrift em homenagem aos 50 anos da Escola de Biblioteconomia da UFMG. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 5, n. especial, p. 1, jan./jun. 2000.